Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página
Apresentação

Apresentação

A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo – FADECAM, está localizada no município de Abaetetuba e integra o quadro de faculdades do Campus Universitário de Abaetetuba com funcionamento nos três turnos e nos quatro períodos de ensino, ofertando os cursos de Educação do Campo, Tecnologia em Agroecologia e Pós Graduações.

 Missão

Nossa missão é formar profissionais para a docência interdisciplinar, assim como agentes capazes de atuarem na gestão de agroecossistemas, considerando a socioagrobiodiversidade da Amazônia Tocantina.

 Visão

Ser reconhecida pela qualidade dos serviços educacionais prestados, com o compromisso de desenvolver a pesquisa e extensão, integradas às práticas sustentáveis, criativas e inovadoras da sociodiversidade na Amazônia Tocantina.

 

Princípios

Defesa do ensino público laico, gratuito e de qualidade dirigido às especificidades regionais;

Autonomia Universitária da Subunidade;

Gestão democrática e colegiada com efetiva participação da comunidade acadêmica em diálogo permanente com movimentos sociais e outros segmentos da sociedade civil;

Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

Busca da excelência acadêmica;

Compromisso com a promoção do desenvolvimento educacional, social, cultural, artístico, econômico e ambiental;

A universalização do conhecimento;

Pluralismo de ideias e de pensamentos;

Respeito à ética e às diferenças;

Diversidade de métodos, saberes, critérios e procedimentos acadêmicos;

Defesa dos direitos humanos, não-humanos e a preservação ambiental.

 

Extensão

A Fadecam assume a extensão enquanto atividade acadêmica primordial na articulação do ensino e da pesquisa, assim como pela relação entre a própria Faculdade e a Sociedade. De modo geral, pode-se dizer que, em sua política extensionista está em acordo com a da UFPA, a partir do momento que prima pela inserção desta prática no contexto da formação, na construção e disseminação do conhecimento. Pretende-se desenvolver ações e processos nuclearizados em Programas e Projetos extensionistas voltados a sociodiversidade, afirmando relações autônomas e assertivas da Faculdade em vista do desenvolvimento social, em especial do Baixo Tocantins. Em relação às estratégias, incorporamos pelo menos, 10% do total de horas curriculares de formação acadêmica em atividades extensionistas, preferencialmente Programas e Projetos e nas atividades disciplinares de nossos cursos, para além dos espaços usuais de sala de aula, tais como: eventos, seminários, feiras, oficinas, minicursos, entre outros.

 

Pesquisa e Pós graduação

 

O compromisso da Fadecam com a produção do conhecimento é inerente a sua função acadêmico e social, referenciado no principio da indissociabilidade entre ensino e extensão, concebe-se assim a pesquisa integrada às práticas sustentáveis, criativas e inovadoras na região Amazônica, em especial a Tocantina.

Por outro lado, objetiva-se assegurar aos nossos docentes, em acordo com sua formação, produção e investimento profissional, a inserção em projetos de pesquisa e programas de pós-graduação, cumprindo sua função social e política como servidores públicos, participando da formação de acadêmicos e cidadãos. Para enfrentar esses novos desafios, a Fadecam realizará:

a) Produção, divulgação, troca de saberes e tecnologias sociais voltadas para o desenvolvimento sustentável, preservação dos ambientes naturais e o reaproveitamento de recursos não-renováveis;

b) Estreitamento de relações e parcerias com Unidades da UFPA e de outras instituições, centros de pesquisa, órgãos de fomento de outros países, com vistas à intensificação do intercâmbio acadêmico e à promoção da interculturalidade;

c) Fortalecimento de grupos de pesquisa e dos Projetos a eles vinculados, estimulando a iniciação científica e suas respectivas atividades de divulgação;

d) Proposições de Programas de Pós Graduação stricto sensu e lato sensu, contribuindo com a formação continuada e fortalecimento das redes de pesquisa da região.

Fim do conteúdo da página