Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para Pós em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia

O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia (GESAM). O curso tem o objetivo de aperfeiçoar a formação profissional voltada para a gestão de territórios de uso comum, envolvendo as diversas realidades produtivas, socioculturais e de gestão dos recursos presentes nesses territórios na Amazônia. O edital oferta 25 vagas, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2019.

Nas últimas décadas, houve uma grande expansão de diversos modelos de territórios de uso comum na Amazônia, envolvendo diversos ecossistemas e populações com diferentes identidades socioculturais e práticas produtivas. Isso requer o aperfeiçoamento de profissionais com perspectiva interdisciplinar voltada para dialogar e interpretar os vários contextos socioculturais, econômicos e ambientais, envolvendo a gestão desses territórios na região. O curso terá uma carga horária por eixo de formação, com um total de 420 horas (28 créditos). Para ampliar a possibilidade de participação de profissionais de outros Estados da Amazônia, o curso será oferecido em módulos, no formato presencial.

Processo seletivo - Dividido em duas etapas eliminatórias, o processo seletivo aborda carta de intenção, entrevista e o Curriculum Vitae. Nas entrevistas, a serem realizadas no dia 22 de maio, serão avaliadas as cartas de intenção, em conjunto com as entrevistas, a argumentação e a justificativa acerca do interesse no curso. As entrevistas com candidatos em domicílio fora de Belém (incluindo outros estados) poderão ser realizadas via skype.

Inscrições - Os candidatos ao processo seletivo deverão apresentar, no momento da inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (conforme modelo anexo 1, presente no  edital); uma foto no formato 3 x 4; cópia do diploma (ou declaração equivalente) de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), de quaisquer áreas do conhecimento; cópia da carteira de identidade (RG) e do cadastro de pessoas físicas (CPF) e curriculum vitae no formato lattes/CNPq, disponível aqui.

As inscrições serão realizadas diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, INEAF. Serão aceitas inscrições via Correios (postadas como carta registrada ou Sedex) até a data de encerramento do prazo. O comprovante de envio da documentação deverá ser encaminhado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Curso - O desenho curricular está estruturado de forma a contemplar três unidades de formação em recortes que dialogam com questões prioritárias do desenvolvimento e da gestão dos territórios de uso comum, em consonância com as tradições curriculares do INEAF:Conceitos e Contextos: Populações, Territórios e Políticas; Produção Familiar Agroextrativista e Gestão dos Recursos Comum: Métodos de Análise; e Diálogos Agroextrativistas: Gestão e Desenvolvimento.

O primeiro módulo ocorrerá de 3 de junho a 5 de julho. O segundo, de 21 de agosto a 18 de outubro de 2019. O terceiro e último módulo está agendado para o período de 2 de março a 30 de abril de 2020. Os demais meses serão dedicados ao desenvolvimento de pesquisa e à produção do trabalho final. O curso terá duração total de 12 meses, e as disciplinas modulares serão oferecidas no turno matutino, das 8h às 12h.

Serviços:
Inscrições para o curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia (GESAM).
Data: até 15 de maio de 2019
Inscrições: Diretamente no INEAF da UFPA, térreo do prédio da Geofísica.
Contatos: (91) 3201-8010 ou (91) 3201-7913.
Para mais informações acesse o edital.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Mensagem original copiada do site: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/10065-inscricoes-abertas-para-especializacao-erm-pos-em-sistemas-agroextrativistas-para-territorios-de-uso-comum-na-amazonia