Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Participação no XII Seminário Internacional!

Participação no XII Seminário Internacional!

Participação de discentes em evento internacional mostra a importância da produção científica do baixo Tocantins

Os discentes e docentes do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Pará, campus de Abaetetuba foram destaque, na última semana, em dois importantes eventos técnico-científicos em âmbito internacional. O XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Economia Solidária & III Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação Social (SICOOPES), foram realizados no período de 27 a 30 de agosto de  2019, na cidade de Castanhal-PA, sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França). Tais eventos tiveram como objetivo promover o intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes da educação básica, tecnológica, profissional, graduação, pós-graduação e produtores rurais associados aos empreendimentos econômicos e solidários rurais, a fim de potencializar a construção e disseminação de conhecimentos sobre os saberes e práticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária nos territórios rurais do Brasil, Espanha e França. Durante o evento os discentes do curso, expuseram artigos científicos elaborados sob a orientação da professora Mayane Barbosa, que foram apresentados nos diferentes eixos temáticos nas categorias oral e pôster. Obtiveram dessa forma o reconhecimento em forma de premiação os seguintes trabalhos: 1º lugar no eixo temático Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos, categoria pôster, o trabalho intitulado: Economia Solidária em Um Grupo de Mulheres Extrativistas, Ilha Tabatinga, Abaetetuba, Pará. E 3º lugar no eixo temático: Desenvolvimento Rural  Sustentável, Dinâmicas Territoriais e Conhecimentos Tradicionais, categoria oral com o trabalho nomeado: Desenvolvimento Rural e os Impactos socioambientais: Um estudo de caso na comunidade Curuperé-Grande, Abaetetuba, Pará, Brasil. Os resultados, além de demonstrar a qualidade na formação dos discentes, evidencia o comprometimento dos docentes em incentivar, orientar e produzir pesquisas que contribuem para a compreensão e melhoria das relações e processos próprios das dinâmicas territoriais, cooperativistas e econômicas solidárias na Amazônia Tocantina.