Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FADECAM

FADECAM

No passado dia 3 e 4 de Outubro teve lugar o I Colóquio de Integração Internacional do Sul Global promovido pela Associação e gentilmente acolhido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Este colóquio foi também o momento da tomada de posse dos novos órgãos sociais da AILPcsh para o mandato 2019-2013, representado pela sua presidente Eurídice Monteiro (Uni-CV, Cabo Verde), a vice-presidente Flávia Brito do Nascimento (USP, Brasil), o secretário Odair Varela (Uni-CV, Cabo Verde) e a tesoureira Gertrudes Oliveira (Uni-Piaget, Cabo Verde). Participaram ativamente do processo de transição entre as direções, os/a Vice Presidentes Carlos Cardoso (CESAC, Guiné Bissau), Jacqueline Freire (UFPA, Amazônia, Brasil), Ricardo Cardoso (Singapura), que também foram empossados/a.http://www.ailpcsh.org/2019/10/24/tomada-de-posse-dos-orgaos-sociais-2019-2023/

Jacqueline Cunha da Serra Freire, Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada à Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam), tomou posse como 1ª Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), sendo este, um passo a mais nos esforços de internacionalizar o Campus de Abaetetuba da UFPA, que conta com o apoio da FADECAM, FAECS, grupos de pesquisa e de extensão.

 

O Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia e Coordenador do Projeto LabInfra torna
público o Edital para Seleção de Bolsista. Este projeto contemplou a proposta denominada Readequação
do Laboratório de Química do Campus de Abaetetuba com uma bolsa.

O período de inscrições será de 07:00 horas de segunda-feira, dia 04/11 até sexta-feira, dia
08/11 as 18:00 horas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os candidatos deverão preencher um formulário
eletrônico disponível no Link:
https://drive.google.com/open?id=1Whhm9xJMK053tSpujXCaSw02zLTfhwV2
A confirmação da inscrição será realizada por e-mail!

Poderão se inscrever SOMENTE discentes do Campus de Abaetetuba, regularmente
matriculados. Estão aptos a participar do Processo Seletivo, discentes matriculados nos Curso que ofertam
disciplinas de química entre os quais:
a. Agroecologia
b. Educação do Campo
c. Engenharia de Produção
d. Física

O Edital está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/10cl2XML1UyuxgN4EX0pNJyX7OcQl0ywt/view

COLAÇÃO DE GRAU DA TURMA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015 ABAETETUBA

             No dia 03 de Outubro de 2019 tivemos a honra de prestigiar a formatura da turma de Licenciatura em Educação do Campo 2015, campus Abaetetuba.

              De discentes agora Profissionais.

      A FADECAM orgulha-se de fazer parte dessa história, reforçando o papel fundamental da formação direcionada à população do campo. Foram alunos/as das estradas, ramais e ilhas que não mediram esforços e fizeram das dificuldades alicerce para tal conquista.

 

Participação de discentes em evento internacional mostra a importância da produção científica do baixo Tocantins

Os discentes e docentes do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Pará, campus de Abaetetuba foram destaque, na última semana, em dois importantes eventos técnico-científicos em âmbito internacional. O XII Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo e Economia Solidária & III Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação Social (SICOOPES), foram realizados no período de 27 a 30 de agosto de  2019, na cidade de Castanhal-PA, sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em cooperação internacional com a Universidad de Alicante (Espanha) e Le Mans Université (França). Tais eventos tiveram como objetivo promover o intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes da educação básica, tecnológica, profissional, graduação, pós-graduação e produtores rurais associados aos empreendimentos econômicos e solidários rurais, a fim de potencializar a construção e disseminação de conhecimentos sobre os saberes e práticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável, cooperativismo e economia solidária nos territórios rurais do Brasil, Espanha e França. Durante o evento os discentes do curso, expuseram artigos científicos elaborados sob a orientação da professora Mayane Barbosa, que foram apresentados nos diferentes eixos temáticos nas categorias oral e pôster. Obtiveram dessa forma o reconhecimento em forma de premiação os seguintes trabalhos: 1º lugar no eixo temático Cooperativismo, Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos, categoria pôster, o trabalho intitulado: Economia Solidária em Um Grupo de Mulheres Extrativistas, Ilha Tabatinga, Abaetetuba, Pará. E 3º lugar no eixo temático: Desenvolvimento Rural  Sustentável, Dinâmicas Territoriais e Conhecimentos Tradicionais, categoria oral com o trabalho nomeado: Desenvolvimento Rural e os Impactos socioambientais: Um estudo de caso na comunidade Curuperé-Grande, Abaetetuba, Pará, Brasil. Os resultados, além de demonstrar a qualidade na formação dos discentes, evidencia o comprometimento dos docentes em incentivar, orientar e produzir pesquisas que contribuem para a compreensão e melhoria das relações e processos próprios das dinâmicas territoriais, cooperativistas e econômicas solidárias na Amazônia Tocantina.

 

A presente Chamada para Bolsista de Extensão, destina-se à seleção de 01 (um/a) estudante para atuar no Projeto de Extensão Ubuntu: encontro(s) de África(s) na Amazônia, coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Freire (Fadecam/UFPA). A bolsa tera duração 06 (seis) meses, de setembro de 2019 a fevereiro de 2020.

O/A estudante deve enviar ficha de inscrição como manifestação de interesse em participar do Projeto. A ficha de inscrição deve ser encaminhada para a coordenadora do Projeto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) no período de 22 a 25 de agosto de 2019. Para mais informações consulte o edital abaixo.

 

Edital PIBEX-2019

 

Ficha de inscrição

Será realizado entre os dias 17 e 20 de setembro de 2019, o II Seminário Internacional, que abordará a temática: Políticas públicas, movimentos sociais e processos de territorialização em curso. O evento ocorrerá no Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará – UFPA e no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, e pretende estimular a reflexão interdisciplinar de pesquisas sobre as dinâmicas de territorialização em curso na Amazônia brasileira, focando os processos educacionais, os projetos governamentais neodesenvolvimentistas nos múltiplos territórios, as dinâmicas de mobilização das identidades coletivas, assim como as políticas públicas implementadas. Nessa perspectiva, enfatiza a particularidade do território Baixo Tocantins na dimensão campo/cidade, trabalhada a partir de sua redefinição e de situações concretas.

EDITAL

FOLDER EVENTO