Notícias
O professor Francisco Costa, presidente da Comissão Eleitoral, informou que houve a inscrição de chapa única, que tem como candidato para Diretor, o professor Yvens Ely Martins Cordeiro e como vice Diretor, o professor Ronaldo Lopes de Sousa. A Comissão eleitoral homologou a inscrição da chapa. Em sua fala, o presidente da comissão eleitoral solicitará ponto de pauta na próxima reunião do Colegiado da Fadecam, baseado Capítulo II, do regimento eleitoral, em seu Parágrafo Único, que diz que havendo a inscrição de chapa única para a Direção e Vice-Direção da FADECAM, a eleição se dará por aclamação em reunião do Conselho da respectiva Faculdade.
Acesse a Ata de Homologação aqui.
A Comissão Eleitoral (CE) usando das atribuições legais e conforme deliberação do Conselho Deliberativo do Campus em reunião ordinária realizada em 21 de fevereiro de 2019, instituída através da Portaria 09/2019–GC, da Coordenação do Campus de Universitário de Abaetetuba (CUBT/UFPA), torna público este Edital para eleição de Diretor (a) e Vice- Diretor (a) da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no interstício de 24 meses.
Link para o regimento aqui
A Associação dos Agricultores Familiares de Abaetetuba (AFAFA), no nordeste paraense, conseguiu obter o Selo Nacional “Aqui tem Agricultura Familiar”. A conquista é fruto das atividades desenvolvidas em parcerias pelo Grupo de Pesquisa-Ação Dispositivos, Instituições e Desenvolvimento Rural (DIDRA), da UFPA do campus de Abaetetuba, coordenado pelo professor Livio Sergio Dias Claudino.
As ações foram realizadas em colaboração com o projeto de iniciação tecnológica e industrial do CNPq, vinculado ao Programa Mercados Institucionais de Alimentos, coordenado pelo professor Armando Lírio de Souza (ICSA/UFPA) e com o projeto Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários, sob a responsabilidade do professor Bruno Lucena (ICSA/ UFPA).
Aqui tem Agricultura Familiar - O selo reconhece a produção da Agricultura Familiar que é comercializada na feira da AFAFA, além de possibilitar um forte potencial de divulgação e assegurar, para os consumidores, o direito de saber a origem dos produtos, vinculando-as às noções contemporâneas de sustentabilidade.
Com ele, valores como sustentabilidade, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, valorização da cultura, da produção agroextrativista e da pecuária regional e, consequentemente, o desenvolvimento sustentável, passam a ser reconhecidos nos agricultores familiares de base camponesa membros da associação.
Após identificação da potencialidade do selo para a Associação, por meio de metodologias participativas, pela aplicação da matriz de planejamento estratégico SWOT, foi feito o cadastro da AFAFA na plataforma “Vitrine da Agricultura Familiar” da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), realizada com o apoio do discente Diego Cavalcante, do curso de Engenharia Industrial (UFPA - Abaetetuba), e bolsista diretamente ligado à ação.
A plataforma tem como propósito ampliar a visibilidade dos produtos de organizações econômicas da agricultura familiar que são identificados com o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF). Uma vez cadastrada na vitrine, e após a validação das informações pela SEAD, o selo já pode ser utilizado. Mais detalhes sobre o Selo podem ser obtidos aqui.
Este cadastro também tem o papel de aproximar a agricultura familiar do mercado consumidor, promovendo a rastreabilidade de origem. O próximo passo é iniciar a catalogação na plataforma de todos os produtos comercializados na feira, dando ao consumidor possibilidade de rastreabilidade rápida e pesquisa no site, em busca de informações sobre os produtos e contatos dos produtores.
O mesmo terá validade de dois anos, sendo possível solicitar/renovar, além de permitir a identificação de produtos como verduras, legumes, polpas de frutas, entre outros, garantindo a ampliação da abertura de mercado e oportunidades para a associação.
Trabalho do Projeto - Segundo o professor Livio Claudino, que é coordenador do Curso de Tecnologia em Agroecologia da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam), no Campus Abaetetuba, “essa conquista só foi possível graças ao processo recente de organização da feira, como a adequação documental, e da constante intervenção dos grupos de pesquisa e extensão da UFPA, com inúmeros bolsistas atuantes”.
O professor explica, ainda, a importância das ações realizadas pelos projetos para o reconhecimento da produção da comunidade local. “Além desse projeto, voltado mais para a organização e gestão da feira, há outros que vão desde as bases da produção agropecuária até a propaganda, que estão sendo desenvolvidos pelas equipes multidisciplinares, como estudos sobres os consumidores, circuitos curtos de comercialização, estratégias de marketing para a Agricultura Familiar, produção de adubos orgânicos, controle de pragas em plantas e manejo agroecológico dos solos.”
Após essa primeira conquista de reconhecimento e legitimidade, foi encaminhado um processo para a aquisição também do “Selo Nacional Quilombos do Brasil”.
Serviço:
Feira de Agricultura Familiar de Abaetetuba
Local: Av. Dom Pedro II, prédio da Emater – Abaetetuba
Datas: sextas e sábados, de 7 às12h.
Página no Facebook
Matéria Completa no Link.
O seminário Diversidade Socioagroambiental do Campesinato Amazônico será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba. É uma realização do Núcleo do Meio Ambiente em parceria com o Campus de Abaetetuba e a Próreitoria de Extensão. O Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), através do projeto de criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) intitulado Teias de Inovação Agroecológica e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares, é o responsável pela organização e animação científica do evento juntamente com a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM/CampusdeAbaetetuba).
O evento marca também o encerramento do curso de Especialização em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares (AGIS), ofertado pelo NUMA/PROFIMA e Campus de Abaetetuba/FADECAM. Os trabalhos que serão apresentados e debatidos, realizados em quatro comunidades rurais do município de Abaetetuba, além de nutrirem a reflexão sobre as problemáticas que afetam a sustentabilidade do campesinato do Baixo Tocantins possibilitam, com base no mapeamento participativo e nos conhecimentos tradicionais, o (re)conhecimento da realidade local, dos seus problemas e potencialidades, bem como buscam reforçar a “ecologia de saberes” compartilhando informações, experiências e percepções sobre os recursos naturais para o planejamento de ações de desenvolvimento ancoradas na capacidade de ação local.
As inscrições podem ser realizadas pelo email fadecamabete@gmail.com ou presencial na Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) UFPA Campus de Abaetetuba.
Acesse a programação completa: aqui
Disponível a 3ª Edição do Boletim Uaraci
O Boletim Uaraci (B.U.) é um informativo da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) e Museu do Tocantins que tem por objetivos divulgar notícias, informes, propor temas para debate, instigando tanto docentes, discentes e comunidade em geral para participarem enviando suas contribuições.
Essa edição é destinada a apresentar o Museu do Tocantins e sua galeria que expõe cultura e história da área de influência do Campus Abaetetuba. E também divulgar eventos e seminários relacionados a Fadecam, seus docentes e discentes no ano de 2018.
O link para a leitura digital do boletim pode ser acessada aqui.
A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) parabeniza o INEAF pela aprovação do doutorado acadêmico no programa de Pós-Graduação em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. Ressaltamos a importância do instituto para os avanços do ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento rural na Amazônia, ao qual tem a proposta que vem sendo construída desde o final dos anos 1980 em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, através da Embrapa Amazônia Oriental. Destacamos o fato de que alguns integrantes do corpo docente da Fadecam são egressos do atual INEAF.
Para conhecer mais sobre o programa clique aqui
A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam) parabeniza o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), pela aprovação, com nota 5, do Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM). Com a aprovação, o PPGEDAM passa a ser o primeiro programa com Doutorado Profissional da UFPA, tornando-se referência nacional e protagonista de excelência da nova modalidade. Destacamos o fato de que o programa tem sido parceiro da Fadecam em diversos momentos, como nas disciplinas na graduação e na pós-graduação, e em projetos de pesquisa e extensão.
Para conhecer mais sobre o programa clique aqui
O evento “Puxirum das Artes” pretende compartilhar as atividades dos discentes e docentes vinculados a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo que receberam formação através das oficinas de harmonização de conceitos ofertadas à turma de Educação do Campo/2018-intensivo do Campus Abaetetuba, com objetivo de contribuir com estes discentes nos conteúdos disciplinares relacionados a língua portuguesa, Ciências Naturais, Música, Dança e Teatro. Paralelamente, ao longo de duas semanas desenvolve-se atividades extensivas com culminância prevista para o dia 14 de Dezembro, possibilitando a criação artística um espaço para sua realização através do intercâmbio entre artistas e comunidade acadêmica. Trata-se de um momento festivo por onde a Faculdade (FADECAM) comemora sua institucionalização como mais uma unidade responsável pela formação, Cultura e Arte na região. Neste sentido, realizaremos também a entrega de um título simbólico, idealizado pelo Museu do Tocantins- “Prêmio Puxirum das Artes” como reconhecimento da (UFPA/ Campus Abaetetuba aos artistas locais que compõe o território do Baixo Tocantins.
Programação
Dia 14 de Dezembro
Local: Museu do Tocantins e Ginásio de Esporte do Campus.
Das 07:30 as 13:00
WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL BRASIL E CABO VERDE
AVISO:
O EVENTO FOI TRANSFERIDO PARA O AUDITÓRIO
CENTRAL DO CAMPUS DE ABAETETUBA
ALUNOS DA FADECAM APRESENTAM TRABALHOS NO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFT.
O II Congresso Internacional de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem como objetivo contribuir com o cenário acadêmico, científico e social por meio de debates, pesquisas e lutas que envolvem a Educação do Campo e sua produção de saberes. Tomando como referência a realidade da Região Norte do Brasil, o propósito do evento é propiciar um espaço de diálogo intercultural que ultrapasse os limites geográficos do Estado do Tocantins, de modo a congregar experiências de discentes e docentes da Educação Básica e Superior, assim como de pesquisadores e demais atores sociais da comunidade nacional e internacional.
O tema “Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas” nos remete a discussões e reflexões não só a respeito da diversidade cultural e social, do território e das lutas inerentes ao contexto do campo, mas também sobre práticas educativas voltadas à formação dos camponeses. Nesse cenário, destacamos a Pedagogia da Alternância, uma proposta educativa apropriada aos processos de formação humana numa perspectiva que respeite os saberes, a cultura e as práticas cotidianas dos diferentes grupos socioculturais que compõem o meio rural brasileiro, valorizando e empoderando a trajetória histórica dos camponeses.
II Congresso Internacional de Educação do Campo da UFT
Tema: Diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas
TRABALHOS APROVADOS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: ANÁLISE DE UM CONTEXTO
Natamias Lopes de Lima
Cleide Carvalho de Matos
MUSEU DO TOCANTINS: PRÁTICAS ARTÍSTICAS E RECONHECIMENTO CULTURAL NA AMAZÔNIA
Jones da Silva Gomes
AS EXPOSIÇÕES E FEIRAS COMO ESTRATÉGIA PARA A PRÁTICA DOCENTE
Livio Sergio Dias Claudino
POLÍTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR NA ÁREA DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA ILHA DOS MACACOS NO MUNICÍPIO DE BREVES-PA
Manuelle Espíndola dos Reis
Cleide Carvalho de Matos
Natamias Lopes de Lima
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOEDUCACIONAL PARA AS ESCOLAS RIBEIRINHAS, ABAETETUBA-PA
Rafael de Jesus Corrêa
Quaresma
Gracilene Ferreira Pantoja
Edineuza Pantoja Moraes
A COMUNIDADE QUILOMBOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM MOJU E OS DANOS SOCIOCULTURAIS CAUSADOS PELA AÇÃO DOS PROJETOS EMPRESARIAIS
Elanne Natividade Odorizzi
Dedival Brandão da Silva
METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DAS E.M.E.I.F. ODIL PONTES E E.E.E.M. ANTÔNIO BRASIL
Maria Michelle Lima da silva de
Oliveira
Abel Ferreira Gomes Neto
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROBLEMAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI
Benedito de Brito Almeida
Yvens Ely Martins Cordeiro
O MOVIMENTO SOCIAL CÁRITAS NA LUTA PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ILHAS DE ABAETETUBA-PA
Leonice Dias Sena
Francinei Bentes Tavares
Lúcia Daiane Copetti
DISCUSSÃO SOBRE A DIVERSIFICAÇÃO PRODUTIVA NA AGRICULTURA FAMILIAR DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE JACUNDAÍ (MOJU-PA)
Richelly Valadares Moraes
Francinei Bentes Tavares
RESERVA EXTRATIVISTA MAPUÁ NO ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ:HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE UM CONFLITO AGRÁRIO
Eliane Miranda Costa
PRÁTICAS DOCENTES: UMA ANÁLISE DO ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PARÁ
Edineuza Pantoja Moraes
Elda Quaresma Santos
Rafael de Jesus Corrêa
Quaresma
VALORIZANDO A IDENTIDADE CAMPESINA: UMA EXPERÊNCIA DE ENSINO EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU/PARÁ
Wanessa Nogueira Silva
Maria José Santos
João Batista Santiago Ramos
A ESCOLA COMO AGENTE SENSIBILIZADOR NA VALORIZAÇÃO E RESGATE DAS CULTURAS ARTISTICO-CULTURAL EM COMUNIDADE RURAL NO PARÁ-VILA VERA CRUZ
Edilane da Costa Silva
Silvienne dos Santos Mesquita
José Augusto dos Santos Batista
EDUCAÇÃO DO CAMPO: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS, TERRITORIAIS, POLÍTICOS E AMBIENTAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI / PA
Solange Barbosa Quaresma
Andreza Miranda Braz
JUVENTUDE EM FOCO: A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE POR MEIO DO PROTAGONISMO
Zenaide Teles de Oliveira
Débora Mate Mendes
Suany Rodrigues da Cunha
TRATAMENTO DE ÁGUA POR SISTEMA SODIS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA, O CASO DA VILA RECREIO DO PIRIÁ EM CURRALINHO/PA
Dioemili Sá dos Santos
Mariana de Oliveira Serrão
Keliane Fernandes da silva
O SOME ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA NO CONTEXTO DA ESCOLA EDUARDO ANGELIM II
Eliane Lacerda Castro
Dalva Maria Foro da Costa
Ivana Cunha Goés
A EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO DESFLORESTAMENTO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/ PARÁ
Mirian Karlla Costa Sena
Elize Cunha da Silva
Janne Pereira da Silva dos Santos
OS FRUTOS DA BANANEIRA (MUSA SPP) ENVOLTOS EM SACOS PLÁTICOS PARA ACELERAR O PROCESSO DE MATURAÇÃO REALIZADOS POR AGRICULTORES NA COMUNIDADE DE ITACUPÉ, ABAETETUBA/PA
Jéssica Moraes Mac Dovel
Sebastião Gomes Silva
José Francisco da Silva Costa
EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO BASEADO EM CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA
Suely Paixão Alves
Ana Lúcia Lobato
Afonso Weliton de Sousa Nascimento
PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL: A FESTIVIDADE DE SÃO MIGUEL DE MURUTINGA, ABAETETUBA – PA
Jailson Tavares da Conceição
Deise Ribeiro Pantoja
Deusa Maria de Sousa
DESAFIOS DA GESTÃO NA ORGANIZAÇÃO POPULAR: AMOREAP ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA RESERVA EXTRATIVISTA ARIÓCA PRUANÃ NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ/PA
Glaucea Assunção Teixeira
Raimundo Nonato de Sousa Camarão
CONSUMO DE ÁGUA E SUA CONSEQUÊNCIA CAUSADA POR METAIS PESADOS NO RIO TABATINGA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/PA
Adriana Farias Cardoso
Sebastião Martins Siqueira Cordeiro
José Francisco da Silva Costa
REFLEXÃO DIANTE DE UMA REALIDADE NA EDUCAÇÃO
Anderson Soares da Cruz
Edilza da Silva Souza Silva
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO COMBATE AO DESFLORESTAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA DO PARÁ
Eliene da Silva Alves
Maria Elieni Cardoso de Andre
PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO
Mayara Helenice Brito Ribeiro
Fernanda Carvalho de Sarges
Katiane Cristina de Souza
A CAMINHADA EM BUSCA DE “UM FUTURO”: UMA ANÁLISE DO TRAJETO CASA & ESCOLA, VIVENCIADO PELOS ALUNOS DA COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO NA ILHA DO CAPIM, ABAETETUBA/PA
Almir Marques Correa
Emanuelly de Cássia Silva Maués
Lucielma Lobato Silva
REMÉDIOS CASEIROS: UM CONHECIMENTO EMPÍRICO DAS CURANDERIAS DA COMUNIDADE SÃO MIGUEL DE MURUTINGA, ABAETETUBA-PA
Deise Ribeiro Pantoja
Maria Creuza Martins e Silva
Haroldo de Vasconcelos Bentes
EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E DISCENTES EM UMA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA
Ana Marcia Gonzaga Rocha
ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOCENTE EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA/ PA
Simôní Paixão Alves
Afonso Weliton de Sousa Nascimento
PASSADO, PRESENTE E O FUTURO DAS MUDANÇAS SÓCIO-AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: O CASO DA COMUNIDADE ILHA DO CAPIM, ABAETETUBA/ PA
Grazielle de Assunção Azevedo
Silvia Letícia Lobato Gonçalves
Haroldo de Vasconcelos Bentes
AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA CIDADE DE ACARÁ – PA
Maria Elieni Cardoso de André
Eliene da Silva Alves
EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ORIGEM DA ESCOLA RIBEIRINHA EDUARDO ANGELIM II NO ACARÁ
Gesiele Silva dos Santos
Ivaneire Sanches Mancio
Marinalda Castro da Silva
PLANEJAMENTO DE ENSINO DAS CLASSES MULTISSÉRIE NAS ESCOLAS DO CAMPO
Elda Baia Belo
Eliana da Silva Baia
MIGRAÇÃO E TERRITORIALIDADES: A GEOGRAFIA IGNORADA DOS CAMETAENSES PARA TOMÉ- AÇU (PA)
Sueli Portilho Pompeu
Eliana Teles Rodrigues
A ROÇA SEM FOGO COMO ALTERNATIVA AGROECOLÓGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR EM ABAETETUBA, AMAZÔNIA BRASILEIRA
Wanderson de Oliveira da Silva
Livio Sergio Dias Claudino
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO QUÍMICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BAIXO AJUAÍ COMUNIDADE RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA PARÁ
Raiane Ribeiro Cardoso
Bruno Lima Correa
Maria Izabel Pinheiro Matias
A PRÁTICA DOCENTE NO ARQUIPÉLAGO DE MARAJÓ: UMA BREVE ANÁLISE DO SABER DOCENTE EM UMA TURMA MULTIANO NO DISTRITO DE SÃO MIGUEL- ROTA MACACOS
Manuelle Espíndola dos Reis
Bianca Nascimento
Vinicius Nascimento dos Santos
A UTILIZAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ALFAVACA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE QUIMICA ORGÂNICA VOLTADO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Eloane Vilhena Pantoja da Costa
Danielle de Oliveira Rodrigues
Sebastião Gomes Silva
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO (DRP) DA COMUNIDADE QUIANDUBA E SUAS DEMANDAS SOBRE A ESCOLA DO CAMPO (DIONÍSIO HAGE), ABAETETUBA, PARÁ
Elda Quaresma Santos
Elieida Rêgo Carneiro
Joelson Balieiro Leal
PROTAGONISMO JUVENIL: FORMAÇÃO CONTINUADA E MERCADO DE TRABALHO AO JOVEM DA COMUNIDADE GUARUMÃ NO MUNICÍPIO DE ACARÁ/PA
Adrea Natalia Lobo dos Santos
Charleson Cruz Amaral
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ESCOLA URBANA: EXPERIÊNCIAS DISCENTE E DOCENTE NO ENSINO DE BIOLOGIA NA E. E. E. M. DR. FÁBIO LUZ, NO DISTRITO DE QUATRO-BOCAS/TOMÉ-AÇU/PA
Sueygdh Almeida Monteiro
Maria das Graças da Silva Pereira
OS DESAFIOS DA ESCOLA MULTISSERIADA NA COMUNIDADE SAGRADA FAMÍLIA NO RAMAL DO TAUERÁ DE BEJA, MUNICÍPIO DE ABAETETUBA- UMA REALIDADE DE ONTEM E DE HOJE
Ana Paula Araújo Monteiro
Gedeão de Souza Aires
O RESGATE DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RILDO VALADARES, NA COMUNIDADE DE JACUNDAÍ (MOJU-PA)
Viviane Caroline Valadares Sena
ASSENTAMENTO MIRITIPITANGA: IMPACTO CAUSADO COM O FECHAMENTO DA E.BENEDITO ALVES BANDEIRA NA COMUNIDADE
Afonso Weliton de Sousa Nascimento
Leiciane Paiva De Oliveira
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO NO RIO ARIENGA-VILA DE BEJA, ABAETETUBA, PARÁ
Gracilene Ferreira Pantoja
Rafael de Jesus Corrêa Quaresma
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA VIOLA DE BURITI NO QUILOMBO MUMBUCA, JALAPÃO-TO
Sirlene Matos da Silva
Marcus Facchin Bonilla
PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO DA MONOCULTURA DO DENDÊ NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE ITABOCAL PONTE NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU/PA-AMAZÔNIA
Moises Costa Melo
José Francisco da Silva Costa
Yvens Ely Martins Cordeiro
UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE: UMA ANALISE NA COMUNIDADE SARAPOÍ, MUNICÍPIO DE MOJU-PA
Claudiana Foro Dias
Ana Paula dos Santos Barros