Página inicial > Notícias > "Educação do Campo" organiza feira de agricultura familiar em Tomé-Açu Projeto nasceu em sala de aula e deve beneficiar agricultores familiares da Amazônia .

Gergelim silvestre, inajá, limão galego, milhos e feijões crioulos, ervas medicinais. Produtos típicos ou apreciados na Amazônia produzidos por agricultores familiares agora podem chegar mais facilmente à população. É a Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Tomé-Açu, organizada por alunos e professores do campus de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará (UFPA).

A ideia nasceu em sala de aula durante a disciplina "Economia Solidária e Cooperativismo" da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (Fadecam), em alusão ao Dia de Cooperar, celebrado no último dia 30 de junho.

"Os produtos, que não são encontradas nos mercados tradicionais, são cruciais à promoção do desenvolvimento sustentável com foco na manutenção da biodiversidade, valorização da cultura, promoção de laços de solidariedade e fortalecimento da economia regional. Por isso, o evento foi sucesso junto à comunidade e ao poder público local e já está previsto para acontecer novamente no segundo semestre de 2018", anuncia Livio Sergio Dias Claudino, professor da UFPA em Abaetetuba e organizador da feira.

Mais que comércio – Apesar da importância, o foco da feira não foi a simples comercialização, mas as trocas e doação de frutos, mudas, sementes e conhecimentos buscando valorizar o que é preceito da Economia Solidária e da Agroecologia.

"O destaque é que os produtos da feira vieram das comunidades e dos lotes dos próprios estudantes, algo que não tinha sido experimentado antes". Ainda de acordo com Livio Claudino, que já vem desenvolvendo feiras e exposições similares, mas sem a efetividade das trocas, o evento foi importante por "mostrar à sociedade a relevância e a potencialidade da agricultura familiar de base camponesa, revelando também as ações que os estudantes de Educação do Campo desenvolvem dentro e fora da universidade".

Serviço: 2ª edição da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Tomé-Açu A partir de agosto de 2018 Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Texto: Campus da UFPA em Abaetetuba.
Fotos: Livio Sergio Dias Claudino