Página inicial > Notícias > CHAMADA PARA BOLSISTA PIBIC 2019 - PRORROGADO O PRAZO DA INSCRIÇÃO PARA A BOLSA DE ESTUDOS DA AGROPECUÁRIA NO NORDESTE PARAENSE

Logotipo DIDRA final.png

CHAMADA PARA BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC 2019

- Chamada destinada à seleção de estudantes para atuarem nos SEGUINTES projetos de Pesquisa, coordenados pelo Prof. Dr. Livio Sergio Dias Claudino (FADECAM/PPGCITI/UFPA).

- Bolsas PIBIC, duração 12 meses, agosto de 2019 a julho de 2020.

Quadro 1: Descrição do projeto e respectivos planos de trabalho.

Título do projeto

Título do plano de trabalho

Observações processo

AGROPECUÁRIA NO NORDESTE PARAENSE (MICRORREGIÃO DE TOMÉ-AÇU): Análise das características socioeconômicas, produtivas, tecnológicas e institucionais do período de 2008 a 2017*.

Características socioeconômicas, produtivas, tecnológicas e institucionais pecuária bovina no nordeste paraense (microrregião de Tomé-Açu), do período de 2008 a 2017.

Período de inscrição: 24 a 26/07 (docs. por E-mail).

Entrevista: 29 de julho

(presencial ou meio eletrônico – chamada de vídeo).

Entrar em contato para combinar horário.

Enviar E-mail durante o processo seletivo para

ou, para informações

91 – 9 9159-4786

Características do uso do solo para produção agropecuária no nordeste paraense (microrregião de Tomé-Açu), do período de 2008 a 2017.

Análise da cadeia de comercialização de produtos de origem bovina em municípios da microrregião de Tomé-Açu**.

* O nome do projeto que vai aparecer no sistema é outro (Experimentação agrícola em produção de hortaliças orgânicas no município de Abaetetuba-PA), mas foi substituído.

** A cota para esse projeto ainda está em processo de concorrência, havendo grande probabilidade de ser contemplada. A aprovação na seleção alvo desta chamada não garante a bolsa, salvo se até o momento o resultado do PIBIC 2.2019 já tiver sido publicado. A previsão é dia 29/07.

REQUISITOS GERAIS PARA CANDIDATURA

•  Ler o Edital 6/2019 PIBIC/UFPA. http://www.propesp.ufpa.br/index.php/editais-da-propesp/293-editais-da-propesp-2019/1402-edital-06-2019-propesp-pibic
  • Estar matriculado(a) em curso de graduação UFPA/Campus Abaetetuba.
  •  Não ter vínculo empregatício e dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa.
  •  Não acumular a bolsa (Ver Edital para as exceções).
  • Ter interesse e disponibilidade para a construção de Banco de Dados, com informações coletadas em sites como IBGE e outros, além de leituras para a construção de um referencial teórico e bibliográfico.
  • Qualquer curso, desde que tenha alguma base e interesse em estudos com dados numéricos.

PROCESSO SELETIVO (enviar por E-mail):

• Carta de intenções (máximo de duas páginas), mostrando o interesse ou afinidade em relação à temática do projeto;
  •  Currículo Lattes atualizado;
  • Histórico Escolar atualizado e o Comprovante de Matrícula, assinados pela coordenação do curso (documento pode ser entregue à posteriori, mediante justificativa);
  • Declaração pessoal (na carta de intenções) e comprovante de conhecimento em ferramentas de construção de bases de dados e análises estatísticas, como cursos de Estatística, Informática, Excel, e outros (critério opcional, mas não obrigatório);
  • Entrevista.